top of page
  • Foto do escritorHarmonie

Rhassoul, baby!


Foi no Marrocos que ouvi falar pela primeira vez dessa argila mágica, e a pergunta que me fiz logo em seguida foi : comoassimdápralavarocabelocomterra?!


Toda semana era a mesma rotina, sair do trabalho, passar na quintadinha da esquina e comprar pão, chá verde, bouquet de menta, frutas, papel higiênico, blablabla e na hora de comprar o shampoo lá vinha o drama...


A verdade é que depois que resolvi assumir para mim mesma o meu cabelo natural algumas questões começaram à aparecer, do tipo como manté-los saudáveis e bem cuidados na melhor forma possível... não pode ter protéina, não pode ter glicerina, ele gosta de abacate, não pode ter mel, não pode ter silicone, não pode ter sal..... senhooooor! Fazem 10 anos que mantenho meus cabelos naturais, mas 2/3 do tempo foi só pra entender como ele funciona!


E isso implicou consequentemente em andar com uma nécessaire do tamanho de uma mala a cada vez que eu tivesse que passar um tempo fora de casa – entendedores entenderão!

Agora imagine mudar de país? Ou se começa do zero procurando lojas e produtos específicos, ou leva-se consigo o quanto puder de estoque. No meu caso, eu preferi optar pela segunda opção !


Mas estoques acabam e aí vem aquele drama delícia.. comoeuvoulavarmeucabelo ?!


Depois de 3 meses morando em Casablanca, essa era pergunta que eu começa a me fazer até que a minha colega de trabalho me apresentou o Rhassoul, um tipo de argila que só existe no Marrocos e que faz parte dos rituais de beleza oriental, como o hamman ou banho turco.


O Rhassoul é comumente conhecido como terra que lava e assim pode ser utilizado tanto como máscara de limpeza profunda para o rosto, como para lavar os cabelos. Ele tem como caractéristica absorver o sébum da pele sem secar a epiderme, evitando assim a eliminação do “filme” hidrolipídico natural da nossa pele, ao contrário de certos produtos químicos. Por isso esta argila é excelente para peles à tendência acnéica e também para cabelos oleosos !


Depois de várias tentativas até chegar à um shampoo que me convém, hoje eu utilizo basicamente duas receitas, uma mais adstringente e outra mais hidratante, depende da minha necessidade no momento.



A receita que mostro abaixo é a mais simples e pode ser utilizada em qualquer tipo de cabelo. Além da argila, são nécessários apenas três outros ingredientes : o óleo essencial de melaleuca, água, e por último o oléo de argan, alías é impossível pensar em rhassoul sem pensar no oléo de argan! ;)


Eles são feitos um para o outro, pois o lado adstringente da argila é recompensado pela quantidade considéravel de gordura insaturada presente no oléo, que também conta com vitamine E e antioxidantes, um veradeiro poder regenerador.

Quanto ao oléo essencial, eu sou fã e uso de diversas formas, e no caso da melaleuca ou árvore-do-chá ela age como antiséptico, antifungicida e ajuda a limpar bem o couro cabeludo e evitar caspas.


Mas antes de se aventurar na utilização de óleos essenciais, é importante verificar se não temos alergias e por isso é preciso fazer um teste com duas gotas do óleo na parte interna do cotovelo e aguardar até 48 horas para ver se não tem nenhuma reação e caso tenha converse com o seu médico.


Segue aí a receita:


Shampoo de rhassoul


Ingredientes


- 4 cl de sopa* de rhassoul

- 2 gotas de óleo essencial de melaleuca

- 1 cl de sopa de óleo de argan (opcional para cabelos secos)

- água para misturar

- um pote para realizar a mistura


*sempre que manipular a argila é importante evitar o metal para não perder as suas propriedades, então dê preferência à uma colher de madeira e recipientes de vidro ou plástico, por exemplo.


Preparação


1. Adicionar no pote a argila e o óleo de argan e misturar rapidamente.

2. Em seguida adicionar água aos poucos até formar uma pasta. Ela deve ser lisa e consistente, o importante é que ela não fique nem muito líquida nem muito espessa para que seja mais fácil de manipular

3. Por útlimo, adicionar o óleo essencial e mistruar novamente


Utilização


Depois de umidificar os cabelos, você pode aplicar em toda a extensão dos fios e concentrando bem na raiz. Por ser uma argila ela não vai fazer espuma, mas pode acreditar... ela está lavando! Eu gosto de deixar agindo por 3-4 minutos, depois lavo bem até ver que saiu tudo do cabelo e repito o mesmo processo se eu achar necessário, simples assim.


Quanto à conservação, é possível guardar a mistura por até 3 dias, mas como eu só uso 1x por semana costumo fazer em cada utilização.


E é isso, nada de químicos, nada de agressivo pra nossa pele, só coisas boas e resíduos naturais que respeitam o nosso ciclo da vida, sem contar a economia no bolso!


Espero que faça bom uso!


Bisous bisous

Amy

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page